O Instituto Santa Teresinha nasceu de um coração desejoso de preparar crianças e jovens para enfrentarem a vida com responsabilidade, tornando-se cidadãos comprometidos com a sociedade, baseando-se nos valores cristãos, morais e éticos. Chegando a Bragança, Pará, em 1938, Padre Eliseu Maria Coroli deparou-se com uma realidade bem diferente de sua terra natal, a Itália. O índice de analfabetismo era grande na região. Em sua grande sabedoria fundou com grandes sacrifícios um colégio com o objetivo de atender não só alunos da cidade, mas também de outras localidades. Em 23 de novembro de 1938, Dr. José Carneiro da Gama Malcher assinava o decreto de fundação do Instituto Santa Teresinha, tornando-se a terceira Escola Normal do estado do Pará.

Era grande a devoção de Padre Eliseu a Santa Teresinha do Menino Jesus, por isso o colégio recebeu o seu nome. A filosofia da escola, “Educar não é somente instruir, mas preparar para a vida”, leva a todos que nela estudam, a refletirem sobre a sua atuação no meio em que vive e como colocar os dons recebidos por Deus em função de um mundo mais justo e fraterno. Uma educação de qualidade prepara cidadãos cônscios de seus deveres. Isto o Instituto procura incutir em seus alunos. No início de sua fundação, a escola esteve sob a direção das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, oriundas da Itália. Mais tarde a Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, fundada por padre Eliseu, assumiu o Instituto.

Em 1940 Padre Eliseu foi sagrado bispo, mas seu coração paternal continuava junto aos alunos, a quem tanto amava. Ministrou aulas de Francês e Matemática e procurou despertar nos alunos o gosto pelo esporte. Alegrava-se com as vitórias dos alunos nos jogos competitivos e incentivava-os sempre a pratica dos esportes. Anos antes de seu retorno à Casa do Pai, fundou um ginásio de esportes.

Seu imenso amor a Nossa Senhora, a quem chamava ternamente de mamãe, levava-o a preparar com as Irmãs e alunos o mês de maio no colégio, exaltando a Virgem Maria, por ter sido, ela, a escolhida para ser a Mãe de Jesus, o Salvador do mundo.

As celebrações eucarísticas cotidianas com a presença de todos os alunos, os cantos festivos e no término do mês a linda coroação de Nossa Senhora tornava o Instituto mais bonito. Dom Eliseu era alegre e gostava de ver alegria em todos. Sua serenidade e sorriso faziam com que os alunos se aproximassem dele, conversassem, pedissem sua bênção. Medalhinhas de Nossa Senhora eram colocadas em suas mãos, motivando-os, assim, a amarem a Santa Mãe de Deus.

Em 29 de julho de 1982, devido insuficiência respiratória, Dom Eliseu partiu para o coração de Deus, a quem chamava de Papai. Seguindo os passos de Santa Teresinha, ele aprendeu e revelou com o seu testemunho de vida que Deus é nosso Pai e que assim devemos tratá-lo se quisermos ser felizes. A Igreja analisando as suas virtudes proclamou-o Servo de Deus. Sua vida dedicada é exemplo para todos que buscam a felicidade verdadeira que consiste em amar a Deus e ao próximo.

Hino do IST

Da terra mãe surgiste
Sob o olhar da jovem Santinha,
Esperança de um mundo novo,
Instituto Santa Teresinha.

Teu fundador Dom Eliseu
Mil caminhos percorreu;
Não só flores, mas espinhos
Colheu com muito carinho.

Estribilho

Ó nobre Instituto,
És por Deus abençoado,
Com sucesso brilhante
Levas tua missão avante.


“ Educar não é somente instruir,
Mas formar para a vida.”
Eis o lema que anima
A juventude e a infância a sorrir.

Tu te ergues majestoso,
Um passado repleto de vitórias,
Esperando em Deus, nosso Pai,
Um porvir cheio de glória.

Sobre nós

O Instituto Santa Teresinha, instituição confessionalmente católica, tem por objetivo proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, uma formação integral, libertadora, em consonância com os fundamentos da fé cristã, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, assim como propor o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho, construção do saber e formação da consciência crítica.

Testemunho

Para nós, que estudamos no Instituto Santa Teresinha, é motivo de orgulho matricular nossos filhos para seguirem nos mesmos passos de um ensino de qualidade, com cidadania, evangelização e os princípios básicos que os tornem verdadeiros cidadãos em cristo.

Maria José

 

Fale Conosco

(+55) 91-3425-1448

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.institutosantateresinha.com.br

Tv Cel Antônio Pedro, s/n. (Ver Mapa 3D) CEP:68600-000. Bragança-Pará.