O Voleibol é um esporte praticado por duas equipes em uma quadra dividida por uma rede. A finalidade do jogo é enviar a bola acima da rede, com o intuito de fazê-la cair na superfície da área da equipe adversária, assim como evitar que a outra equipe o faça. Cada equipe tem direito a três toques para o retorno da bola, além do contato do bloqueio.

A bola é colocada em jogo com um saque e continua em jogo até cair dentro da quadra, ir para fora ou até uma das equipes participantes falhar no retorno da bola para a equipe adversária. No voleibol, a equipe que ganha um rali (trajetória da bola) recebe um ponto. Quando a equipe receptora ganha o rali, obtém um ponto e o direito de sacar. Seus jogadores, nesse momento, mudam de posição, efetuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio.

Além disso, todo o formato estrutural do jogo foi modificado à medida que ele foi sendo difundido para a grande massa populacional e sendo inserido nas instituições educacionais. Isso fez com que gerasse muito interesse dos meios de comunicação, principalmente da televisão, que começou a almejar realizar as transições da modalidade.

Como o voleibol possuía um sistema de vantagens, parecido com o tênis, sua Federação Internacional modificou todo o formato do jogo, bem como a estrutura dos jogadores, incluindo uma posição específica para defesa (o líbero), para que a transmissão do jogo pudesse ser inserida na grade televisiva. Desde então, o voleibol só aumentou sua adesão internacional, tanto de praticantes como de fãs do esporte.

PRINCIPAIS REGRAS

O voleibol é uma modalidade disputada nas categorias feminina e masculina, e ambas seguem o mesmo padrão de instruções em relação à sua estrutura física e normativa.

A quadra de jogo constitui um retângulo medindo 18 x 9 m e é circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3 m de largura em todos os lados do retângulo.

A circunferência da bola é de 65 a 67 cm e seu peso, de 260 a 280 g. A pressão interior deve ser de 0,300 a 0,325 kg/cm² ou de 0,426 a 0,461 lbs.

A rede é instalada, verticalmente, sobre a linha central da quadra de jogo, a uma altura, medida do topo da rede no centro da quadra, de 2,43 m para jogos masculinos e de 2,24 m para jogos femininos. A altura da rede em suas extremidades deve ser igual à sua altura no centro, havendo uma tolerância desde que não exceda à altura regulamentar em mais de 2 cm.

Uma equipe pode ser composta, no máximo, por 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico.

Para ganhar um set (exceto o decisivo - o quinto), a equipe precisa atingir 25 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos em relação à equipe adversária. Em caso de empate em 24 pontos, o jogo continua até que dois pontos de vantagem sejam conquistados.

Para ganhar um jogo, a equipe vencedora deve ganhar três sets. No caso de ocorrer um empate de sets (2 x 2), o set decisivo (quinto) é jogado com uma contagem de 15 pontos, vencendo a equipe que tiver uma vantagem mínima de dois pontos.

Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam uma rotação, avançando uma posição, sempre no sentido horário. O jogador que está na posição 2 vai para a posição 1 a fim de sacar; o jogador da posição 1 vai para a 6, e assim por diante.

Cada equipe tem o direito de escolher, entre os 12 jogadores, um jogador defensivo especializado: o líbero. Esse jogador está autorizado a trocar com qualquer jogador de defesa, está restrito a jogar como um jogador de defesa e não lhe é permitido completar um toque de ataque de qualquer lugar se, no momento desse contato, a bola estiver completamente acima da borda superior da rede. Ele não pode sacar, bloquear ou participar de uma tentativa de bloqueio.

Sobre nós

O Instituto Santa Teresinha, instituição confessionalmente católica, tem por objetivo proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, uma formação integral, libertadora, em consonância com os fundamentos da fé cristã, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, assim como propor o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho, construção do saber e formação da consciência crítica.

Testemunho

Para nós, que estudamos no Instituto Santa Teresinha, é motivo de orgulho matricular nossos filhos para seguirem nos mesmos passos de um ensino de qualidade, com cidadania, evangelização e os princípios básicos que os tornem verdadeiros cidadãos em cristo.

Maria José

 

Fale Conosco

(+55) 91-3425-1448

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.institutosantateresinha.com.br

Tv Cel Antônio Pedro, s/n. (Ver Mapa 3D) CEP:68600-000. Bragança-Pará.