Os benefícios que as práticas esportivas e de lazer trazem para a sociedade são satisfatório. A busca pela prática esportiva como lazer e/ou atividade física está relacionada aos inúmeros benefícios que estão atrelados a sua prática, entre eles destacamos a promoção e manutenção da saúde, a socialização, melhora a autoestima, ou seja, a busca por um hábito de vida saudável que seja permeado pelo bem estar integral dos indivíduos, sendo assim  um valor essencial na sociedade atual.
Atualmente a necessidade de uma vida saudável e bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, assim, as práticas esportivas configuram-se como um elemento fundamental no cotidiano da população. Ressalta-se a importância do esporte para a vivência de valores e o desenvolvimento de fatores importantes para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito.
O esporte é o grande fenômeno sociocultural da atualidade estimulando crianças e jovens, à sua prática. Como fenômeno cultural, apresenta várias possibilidades de manifestação, diferenciando-se em esporte de alto rendimento (profissional), atividade de lazer para portadores de deficiência, bem como atividade na escola. O esporte transmite valores de acordo com suas formas de manifestação, o que indica a necessidade de adequação do seu sentido ao ambiente social em que se insere.
A escola é um local onde socializa e educa a criança e o jovem para a sociedade em que está inserida. Compete à escola, pois, assumir um papel fundamental no processo de formação esportiva das crianças e jovens, já que é na escola que as crianças passam a maior parte do seu dia, proporcionando oportunidades para a conquista da autonomia do aluno.
O Instituto Santa Teresinha apresenta duas intervenções no que diz respeito as atividades esportivas : uma se caracteriza  como conteúdo de educação física, e outra intervenção se caracteriza como esporte escolar. Dessa forma a escola apresenta a “escolinha esportiva” enquanto  (iniciação), ou como treinamento com equipes que representam a escola em competições oficiais. Neste contexto foi criada a coordenação de esportes, com o intuito de desenvolver o trabalho de coordenar todas as atividades esportivas da escola, bem como a educação física e as escolinhas de futsal e voleibol.
O esporte é motivo de importantes recursos financeiros e materiais nas escolas, sendo “um fator fundamental para a educação de crianças e jovens, atribuindo-se a ele frequentemente papéis admiráveis, como livrar as pessoas do consumo de drogas”. (BASSANI;TORRI; VAZ, 2003, p. 90) . Esse fenômeno passou a ter grande influência na educação física, onde hoje, possa ser talvez o seu maior conteúdo de ensino.

Sobre nós

O Instituto Santa Teresinha, instituição confessionalmente católica, tem por objetivo proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, uma formação integral, libertadora, em consonância com os fundamentos da fé cristã, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, assim como propor o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho, construção do saber e formação da consciência crítica.

Testemunho

Para nós, que estudamos no Instituto Santa Teresinha, é motivo de orgulho matricular nossos filhos para seguirem nos mesmos passos de um ensino de qualidade, com cidadania, evangelização e os princípios básicos que os tornem verdadeiros cidadãos em cristo.

Maria José

 

Fale Conosco

(+55) 91-3425-1448

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.institutosantateresinha.com.br

Tv Cel Antônio Pedro, s/n. (Ver Mapa 3D) CEP:68600-000. Bragança-Pará.